Guaíra fomenta cultura e artesanato local

Ao longo dos últimos anos, a cultura local vem sendo muito fomentada e valorizada em Guaíra.
Como principal ação deste fomento, em 2019, foi criada a Feira do Artesão. Em sua primeira edição, a Feira contou com a participação de 40 expositores. Atualmente, a Associação Guairense de Artesanato possui 55 artesãos cadastrados.
Este projeto tem como objetivo resgatar os artesãos da cidade e incentiva-los a desenvolverem produtos que possuam a identidade local, utilizando o artesanato como indutor turístico, além da geração de renda.
Visando despertar o interesse na população sobre a história de Guaíra, o Museu Sete Quedas permanece aberto para a visitação durante as edições da Feira, que é realizada todo segundo domingo do mês, em um dos locais mais históricos da cidade, na Praça Eurico Gaspar Dutra, popularmente conhecida como a Praça do Trem.
Infelizmente, devido a pandemia de Coronavírus, as atividades encontram-se suspensas e sem prazo para retorno.
Outras ações da Diretoria de Cultura
A Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, por meio da Diretoria de cultura, tem desenvolvido diversos projetos culturais desde 2017, aulas de Capoeira, violão, dança e fanfarra.
Museu e Cine Teatro Sete Quedas, imóveis históricos do município, receberam diversas melhorias, além da recuperação dos animais taxidermizados no ano de 2017. A Praça do Japão, é um dos locais que também vem recebendo reformas de forma artesanal, com mão de obra dos próprios servidores locados na Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura.
No ano de 2019, foi realizada a primeira edição da sessão do Cine Halloween que foi um sucesso, contando com a presença de aproximadamente 300 pessoas, além de eventos como a Semana do Museu com exposição de peças do Frei Pacifico, Concurso Rainha da 44ª Festa das Nações e o tradicional Natal da Integração com concurso de melhor decoração.

 

ASSESSORIA PMG

Você pode gostar também